MOVIMENTO CIDADE FUTURA

Um mundo melhor começa agora

Vereadora Michele Bretas visita área do futuro parque ecológico

14 de fevereiro de 2013 Meio Ambiente 0

A vereadora Michele Bretas visitou no dia 08 de fevereiro de 2013 a Área de Preservação Permanente do Córrego Bons Olhos, no bairro Cidade Jardim, onde será implantado um parque linear. O Movimento Cidade Futura e Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim estão desde o ano passado mobilizando os moradores da região com o objetivo de lutar pela preservação das nascentes, da mata remanescente do Córrego Bons Olhos e pela implantação de um parque ecológico na APP. O projeto do parque já foi elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente de Uberlândia e pequenas intervenções já foram feitas, como a construção da calçada, através de recursos de um termo de ajuste de conduta entre o Ministério Público e a empresa Sadia.

No entanto, vários problemas estão sem solução e não há uma definição para alocar recursos para a construção de todo equipamentos previstos no projeto do parque. Por isso, as lideranças do movimento procuraram a vereadora Michele Bretas para que ela possa intervir junto à autoridades do poder executivo, uma vez que é moradora do bairro Cidade Jardim.

Reunião no córrego Bons Olhos

Frank Barroso, coordenador do Movimento Cidade Futura, entregou uma carta de reivindicação à vereadora, solicitando várias ações. A primeira seria uma reunião com as secretarias de Meio Ambiente; de Obras; de Serviços Urbanos e o DMAE – Departamento Municipal de Agua e Esgoto para solucionarmos, a priori, os problemas que estão ocorrendo:

Esgoto sendo despejado dentro do córrego;

Lixo em vários pontos;

Falta uma rede de drenagem, o que tem causado erosão, degradação no lençol freático do córrego em todo seu leito; além de transtornos entre a Rua das Tulipas com a Rua dos Jasmins;

A calçada no entorno do parque em vários pontos apresenta rachaduras;

As constantes queimadas provocaram desmatamento, o que exige uma ação de revegetação urgente;

A represa foi completamente tomada pela cebola d’água (tabocas). É preciso que se faça no local uma dragagem para despoluir a lagoa, que em outros tempos era utilizada pelos moradores para pesca e atividades de lazer.

Nesse sentido, listamos os órgãos envolvidos que podem resolver os problemas que ocorrem na área:

Secretaria de Meio Ambiente

– Execução do Projeto de construção do Parque Linear (definir os recursos e uma cronograma de implantação);

– Plantio de Árvores

– Levantamento da fauna e flora

DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto

– Resolver problema da rede de esgoto, que despeja resíduos no córrego e nas ruas do bairro Cidade Jardim (Ruas das Alamandas, rua das Juritis, na rua dos Eucaliptos, rua das Jasmins)

– Planejar um microssistema de Drenagem para evitar impactos na APP e construir bocas-de-lobo na área em volta da APP do córregos Bons Olhos

– Dragagem na Lagoa próxima ao bairro Nova Uberlândia

Secretária de Obras

– Contribuir para a construção do Sistema de Drenagem;

– Recuperar o asfalto e a Infraestrutura urbana na perspectiva de preservação das vias urbanas para mitigar os impactos ambientais na APP;

– Recuperar o calçamento em volta do córrego;

– Implantar manilhas para conter a erosão nos pontos críticos.

Secretária de Serviços Urbanos

– Limpeza do Córrego (retirada do lixo em torno da APP);

– Retirar entulho de construção jogado dentro do córrego pelas gestões passadas;

– Colocar Placas em toda a área da APP para avisar aos moradores que é proibido jogar lixo na área.

Esperamos que a s vereadora Michele Bretas intervenha junto aos seus colegas vereadores e ao Prefeito Gilmar Machado para que possam determinar os órgãos da Prefeitura a disponibilização de recursos financeiros para tornar realidade o anseio dos moradores dos bairros Cidade Jardim, Nova Uberlândia e Jardim das Palmeiras, que é preservação da área verde e a construção do Parque Ecológico do Córrego Bons Olhos.

Estiveram presentes na visita a geógrafa e professora Vânia Santos Figueiredo (mestre em Recursos Naturais); a diretora da Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim, Maria Gorete Ribeiro; o professor e dourando da UFU em geografia, Emerson Malvino; o morador Sansão José da Silva (um entusiasta que cuida da área verde do Córrego Bons); e o coordenador do Movimento Cidade Futura, Frank Barroso (gestor social e estudante de geografia da UFU).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *