MOVIMENTO CIDADE FUTURA

Um mundo melhor começa agora

Cidade Futura realiza Seminário de Saúde Ambiental

29 de dezembro de 2012 Meio Ambiente 0

O I Seminário Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador aconteceu no dia 05 de dezembro de 2012, das 08h às 17hs, no auditórios G e H do bloco 5 “O”, campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia. A inscrição foi gratuita e concedido certificado de participação, condicionado a assinatura de lista de presença na secretaria do evento. Os alunos do Curso de Extensão Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador estão automaticamente inscritos.

JUSTIFICATIVA

O território representa um espaço de relações – contexto territorial, no qual se manifesta a vida cotidiana dos indivíduos e das populações.  Para a saúde,  o território é espaço da produção da vida, portanto da saúde.

É nos territórios de vida e trabalho, no cotidiano das pessoas e coletividades, que se deve buscar reconhecer as situações de  saúde, em uma abordagem de saúde que vai além da visão do corpo e busca compreender o processo saúde-doença no contexto da vida. 

A superação de políticas setoriais de saúde isoladas por políticas públicas intersetoriais integradas que considerem a dimensão territorial é uma das diretrizes do SUS que se materializa por ações e estratégias de Promoção da Saúde. É neste contexto que se deve pensar a saúde ambiental e a saúde do trabalhador.

PROGRAMAÇÃO

08h00 a 08h30 – Café da manhã

08h30 a 09h00 – Abertura oficial

09h00 a 11h45 – Mesa redonda e debates

Palestrantes:

·         Elice Eliane Nobre Ribeiro, Diretora de Saúde do Trabalhador, SES / MG

·         Samuel do Carmo Lima, Coord. Laboratório de Geografia Médica, UFU

11h45 a 14h00 – Almoço

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *