Um mundo melhor começa agora

    This is Section Content. You can add HTML markup also.

    PREFEITURA LANÇA PROGRAMA PEDALA UBERLÂNDIA PARA INCENTIVAR O USO DA BICICLETA

    A Prefeitura de Uberlândia incentiva o uso da bicicleta no espaço urbano e por isso lançou nesta quinta-feira (9) o programa Pedala Uberlândia. A ideia é incentivar o uso da bicicleta para ir ao trabalho, lazer e esporte, bem como fomentar a convivência pacífica entre motoristas e ciclistas. O programa será executado por meio das secretarias municipais de Trânsito e Transportes, Governo e Futel em parceria com o Movimento Cidade Futura.42451

    “O intuito é promover a mobilidade urbana sustentável e ações para inserir ainda mais a bicicleta nos diversos locais da cidade. É também muito importante o apoio que os agentes de trânsito têm dado aos projetos ciclísticos”, afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Luciano Freitas.

    O programa engloba as ações já desenvolvidas pela prefeitura em prol do uso da bicicleta como o Projeto Udi Bike, Pedal Noturno, Projeto Pedal Sustentável, Ciclofaixa do Parque Sabiá, Circuito Cross Parque de Mountain Bike e a elaboração do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Uberlândia.

    Além disso, mais projetos e ações serão criados com o novo programa, dentre eles: curso de capacitação para motoristas de ônibus e táxi; Escola de Bicicleta para crianças, adultos e idosos no Parque do Sabiá; Passeio Ciclístico Sustentável, Pedal Noturno da Convivência (ciclovia da Rondon e ciclofaixa do Parque Sabiá); Encontro de Bicicletas; Projeto de Formação de Mobilidade Urbana para a Bicicleta nas escolas municipais e estaduais; Curso de Mecânica de Bicicletas; Curso de Formação de Cicloativistas; Pedal da Família na Ciclofaixa do Parque Sabiá; e campanhas educativas no trânsito.

    “Este é um programa que cria a cultura da bicicleta e promove a infraestrutura para permiti-la. Essa cultura é necessária porque os motoristas devem estar preparados para compartilhar o espaço com o ciclista. Estimular a bicicleta como meio de transporte, e não só de lazer, dá maior visibilidade e respeito”, destacou Frank Barroso, presidente da Associação dos Ciclistas de Uberlândia e coordenador do Movimento Cidade Futura.

    Plano Cicloviário

    Durante a solenidade também foi apresentada uma comissão criada por decreto do executivo que vai elaborar o Plano Diretor Cicloviário Integrado de Uberlândia. A comissão é formada por nove membros do poder público e mais nove de representantes da sociedade civil organizada.  A base de trabalho é construir um plano que oriente a cidade nos próximos anos a consolidar uma rede integrada de rotas, linearidade, atratividade, segurança e conforto aos ciclistas.

    Como conteúdo, o documento terá dados como o diagnóstico da situação da infraestrutura existente, pesquisa de origem e destino e contagem volumétrica de ciclista. O plano deverá ser montado nos próximos quatro meses e vai conter também estudos para ampliar as ciclorrotas de Uberlândia. Atualmente, o município possui 62 Km de ciclovias e ciclofaixas, número que vai aumentar com a entrega dos residenciais Pequis, com 9 Km de ciclovia, e Monte Hebron, com outros 5 Km.

    Fonte: Assessoria de  Comunicação da Prefeitura de Uberlândia

    © 2017 Your Company. All Rights Reserved. Designed By Enginetemplates.com
    Free Joomla! templates by Engine Templates